10 dicas infalíveis para organizar sua casa

Deixar a casa em ordem ajuda na organização do dia a dia e também evita prejuízos financeiros. Confira as dicas de uma home organizer para tornar a vida mais fácil

Texto: Maria Claudia Araújo Perassolli | Fotos Home Organizer

Quem já não esqueceu onde guardou aquela presilha de cabelo, onde foi parar a fronha de um conjunto de lençol ou, ao chegar das compras viu que não precisava de um quinto vidro de xampu? São perguntas que aparecem e fatos que atrapalham muito o dia a dia. Especialista em facilitar a vida, a home organizer Ingrid Lisboa acredita que a organização da casa traz benefícios financeiros, porque não existe a compra de produtos desnecessários, e também emocionais. “Infelizmente muitas pessoas ficam com vergonha de mostrar a casa ou determinados cômodos por causa da desordem”, observa a profissional.

Para colocar tudo no devido lugar, Ingrid afirma que o primeiro passo é fazer o descarte do que não é usado. “Se você não usa há dois anos, não vai mais usar.” Só que, em vez de jogar no lixo, a profissional aponta a doação dos itens como a melhor alternativa. Depois, é selecionar o lugar de cada coisa dentro da casa e sempre guardar no mesmo local. “A organização precisa ser um hábito”, afirma. Confira algumas dicas para deixar os mais variados espaços da casa lindos de se ver e práticos de mexer!

1. Para guardar as delicadas louças de chá e café, os armários foram forrados com veludo. Para ganhar espaço, organizar os jogos de louça e evitar que as xícaras fiquem empilhadas e corram o risco de quebrar, uma solução simples e eficiente é instalar suportes para pendurar.

 

2. Você não sabe onde colocar as miudezas de escritório? As caixinhas transparentes de acrílico ajudam a organizar e a deixar tudo à vista, para facilitar na hora de procurar por clipes de diversos tamanhos ou canetas. Deixe cada gaveta para uma coisa: uma para materiais de escritório  e outra para papéis e envelopes, por exemplo.

 

3. Só porque o armário fica na área de serviço não significa que ele pode ser bagunçado. Guarde os produtos de acordo com sua utilidade em diferentes prateleiras: uma para os de limpeza pesada, outra para aqueles para limpar/passar roupa. Os pequenos, como saquinhos de lixo ou panos para pia, organize em diferentes cestinhas de plástico.

4. Muitas vezes a gavetinha no banheiro recebe os prendedores de cabelo, pulseirinhas e presilhas das meninas. Para não perder ou misturar as peças, divida por caixinhas de acrílico e marque o que vai em cada uma.

5. O armário embaixo da pia do banheiro pode ser organizado com cestas de plástico. Ordene por produto e etiquete: xampus, pasta e materiais de higiene bucal, sabonetes, sabonetes para pia e toucas de cabelo.

6. Outra maneira de organizar os jogos de lençóis é colocando dentro de capas plastificadas, que você pode comprar em lojas de produtos organizadores ou com a própria home organizer. É possível também organizar colchas e cobre-leitos dessa maneira, além de proteger as peças da poeira

7. Para organizar os lençóis, etiquete as prateleiras, separando os de solteiro dos de casal. Além disso, deixe tudo dobrado junto, com as fronhas envolvidas pelo lençol, para assim não confundir os conjuntos. Separe também por estampas: os lisos em uma prateleira e os estampados em outra.

 

8. Talheres soltos na gaveta da cozinha significa confusão na hora de preparar os alimentos ou mesmo aprontar a mesa. Para ter ordem, disponha nesse compartimento caixas de acrílico transparente e arrume por tipo de peça. Não use dois modelos de talheres ao mesmo tempo para não desordenar.

 

9. Sim, os potinhos de plástico são difíceis de guardar, mas quebram um galho na cozinha. Por isso, tente separar uma prateleira no armário só para eles e deixe todos tampados e agrupados por cor (da tampa) e tamanho.

 

10. Guardar as panelas sempre foi uma dificuldade – por falta de espaço ou por se não saber como organizá-las. O ideal é colocá-las em gavetões, tampadas, e não empilhadas. Use apenas um conjunto por vez.

Revista Casa & Construção Ed. 80