6 dicas para organizar o quarto e ter um sono tranquilo

Texto Davi Vieira | Adaptação Web Evelyn Cristine

Que todos nós precisamos descansar bem não é novidade – assim como a máxima de que passamos cerca de um terço da vida dormindo e de que o sono está diretamente ligado à saúde, fortalecendo o sistema imunológico, consolidando a memória e o aprendizado e proporcionando descanso muscular. Porém, o que poucos elucidam é que o ambiente é fundamental à qualidade do sono e, por isso, esse foi o tema abordado em nossas redes sociais. Para responder às questões de nossos leitores, consultamos o dr. Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, Márcia Sangean, docente de Fisioterapia da FMU, Bruno de Carvalho, designer de interiores, Aline Mendes, arquiteta, e Franco Guizzetti, mestre em Feng Shui. Confira!

6 dicas para organizar o quarto e ter um sono tranquilo
Foto: Shutterstock

Paleta de cores

Qual é a cor mais adequada para pintar o quartinho de crianças? O ideal é apostar em tons mais claros para o quarto – já que os mais fortes e quentes, como o vermelho e o laranja, por exemplo, podem tornar o sono agitado, afinal, são cores que ativam o raciocínio. O designer Bruno Carvalho explica que uma solução é ir para o clássico, como o branco, que ilumina e acalenta, ou o verde-claro, que remete à saúde. Se o seu filho (a) não gostar das duas alternativas, opte pelo lilás, que, além de proporcionar charme ao ambiente, acalma e relaxa.

Sabedoria oriental

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A técnica milenar Feng Shui pode ser a diretriz para um sono tranquilo, afinal ela trata, principalmente, da energia dos espaços. O mais importante, no entanto, é pensar que esse é um lugar de tranquilidade, então a decoração deve seguir essa linha, ou seja, nada de bagunça! Outra recomendação é sempre ter cabeceira na cama – sem o elemento as pessoas podem ficar com sono leve e até com insônia. A arquiteta Aline Mendes também dá uma dica: os espelhos “sugam” energia. Então, opte por colocá-los no banheiro ou dentro do guarda-roupa. E, de acordo com Franco Guizzetti, prateleiras devem ser evitadas acima da cama, pois geram pressão energética. Outra sugestão, se tiver uma suíte, é manter a porta do banheiro fechada, evitando que ele “roube” as energias do quarto e afete negativamente quem dorme no espaço.

Menos luz, mais sono

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O ambiente escuro é o mais recomendado para dormir. No entanto, é importante ter um bom projeto luminotécnico para, de certa maneira, induzir ao sono ou tornar o ambiente mais acolhedor antes disso. Como indica Bruno, para isso, um dormitório deve contar com iluminação indireta e, ao lado da cama, um abajur com luz mais suave. O dimmer também é um bom caminho, já que com ele pode-se regular a intensidade de iluminação.

Cheirinho bom

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Os aromas são auxiliares do sono. Algumas plantas, como o jasmim, por exemplo, podem ser coadjuvantes interessantes. Porém, flores no quarto nem sempre são indicadas – sobretudo pela questão do pólen e, consequentemente, pelo prejuízo para os alérgicos. Então, outra sugestão, segundo Franco, é borrifar um pouco de alfazema no ambiente, pois o aroma limpa a energia e traz serenidade.

Protagonistas

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Colchão e travesseiros confortáveis são fundamentais. Márcia Sangean salienta que na hora da compra do colchão deve-se optar por um modelo compatível com o peso e a altura corporais e de um material que não seja nem muito macio e nem muito duro, fazendo que não haja, assim, prejuízos às costas, pescoço, lombar etc. O travesseiro também precisa ser de boa qualidade e deve ter entre 5 e 10 cm de altura para que a coluna fique relaxada. Verifique ainda a vida útil dos itens (os colchões de espuma, por exemplo, costumam durar menos). No campo energético, Franco não recomenda peças usadas, pois elas “trazem” consigo a energia de outras pessoas.

Desligue!

Televisão, computador, tablet e celular estão presentes no quarto. O dr. Shigueo Yonekura explica que o uso desses dispositivos confunde o organismo: a iluminação deles passa a sensação de que é dia e, assim, o corpo aumenta o ritmo dos batimentos cardíacos e fica em estado de alerta. Esse hábito pode causar uma supressão na produção de melatonina – hormônio responsável pelo sono – e danos graves à saúde: “Esse composto bioquímico é produzido pela glândula pineal quando está escuro. Ele reduz a temperatura do corpo, a pressão arterial e os níveis de glicose, que são os responsáveis por um sono reparador”, explica o especialista. Além disso, Márcia comenta que noites maldormidas podem causar irritabilidade e, em médio e longo prazos, até doenças cardiovasculares.

Revista Casa & Construção – Ed. 137