Aprenda como montar um terrário

Te ensinamos passo a passo para você criar seu próprio terrário em casa. Confira!

Texto Kênia Honda | Edição digital Ana Carolina Gabriel | Terrário produzido por Luciane Farinha, da terrários a dona farinha | Fotos Adriano do Campos

 

 

MATERIAL

Selecione diferentes variedades de miniaturas de suculentas e um bule de vidro transparente. Para a base, precisamos de musgo, pedrisco branco, casca de pínus e terra com carvão vegetal. Além disso, separe pinças, palito de churrasco e pincel.

 

 

 

 

 

 

 

1. Coloque os pedriscos e adicione terra com carvão vegetal – material importante para evitar fungos. Lembre-se de deixar visível a camada branca inferior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Em seguida, acomode o musgo por toda a circunferência do bule. Com o dorso da mão, pressione o com cuidado  para reduzir a espessura desta terceira camada.

 

 

 

 

 

3. O próximo passo é preparar um quarto nível com a terra, que servirá como base para o plantio das suculentas. Mais uma vez, pressione levemente o solo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Abra pequenas covas com a ajuda do palito de churrasco e inicie a aplicação das suculentas. O ideal é colocar primeiramente os exemplares menores da planta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Conforme a área livre no interior do bule é reduzida, as pinças e o palito de churrasco são necessários para abrir as covas e acomodar as demais suculentas.

 

 

 

 

 

 

6. Depois de completar o espaço com o plantio das suculentas, use a pinça para distribuir algumas cascas de pínus, promovendo a cobertura da terra entre as plantas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Com o pincel, limpe as eventuais sujeiras do vidro e até vestígio de terra sobre as folhas das suculentas. Na manutenção, basta borrifar água a cada 15 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prontinho! Seu terrário já está lindo!

 

 

 

Revista Casa & Construção Ed. 130