Como fazer uma bancada com cooktop entre a cozinha e a sala?

Descubra como fazer uma bancada com cooktop entre a cozinha e a sala, já que os ambientes são integrados. Saiba qual altura ideal para a bancada e quais materiais são mais indicados para ela! Veja também se é melhor utilizar granito, mármore ou materiais sintéticos e qual é o melhor tipo de cooktop: indução, a gás ou elétrico!

Como fazer uma bancada com cooktop entre a cozinha e a sala?
Foto: Erika Urbino / Divulgação

A altura ideal para a bancada está entre 85 e 95 cm, mas depende da pessoa que usará o espaço, podendo chegar a até 1,10 m. Existem diversos tipos de materiais para compô-la e eles devem ser eleitos conforme a necessidade em relação à estética e funcionalidade. O granito, por exemplo, é uma pedra natural bastante resistente à alta temperatura e com custo acessível. Já o mármore é uma pedra mais cara e menos resistente a impactos por ser mais porosa. Os materiais sintéticos, como o Silestone, Corian e marmoglass, são feitos a partir de pedras naturais com aditivos sintéticos. São peças mais homogêneas e bem lisas. A versatilidade de formas e texturas é imensa. Suas emendas conseguem ser imperceptíveis. Esses materiais sintéticos costumam ter tratamento antibactericida, sendo muito higiênicos, porém têm custo mais alto. Já com relação ao cooktop, os três tipos atendem bem e ocupam pouco espaço. A versão a gás é a mais convencional e mais barata, pois a maioria dos apartamentos e residências possui o sistema de gás encanado. Os elétricos e por indução possuem sistema e modelos com design diferenciados e não consomem gás, mas aumentam o gasto na energia elétrica.

* Agradecemos à Gabriela Bordin e Patrícia Soares, do escritório Bordin e Soares Interiores por responderam às dúvidas de nossos leitores.

Revista Casa & Construção – Ed. 139