Cuide da segurança do botijão de gás e evite acidentes

Em tempos de festividades a atenção com a segurança dos botijões de gás deve ser redobrada

Por Caroline Svitras | Foto: Pinterest

🙂

Durante toda essa época de festas, a cozinha funciona a todo o vapor para dar conta dos pratos e doces para as comemorações. Quase esquecido ao longo do ano, nesse período é importante se atentar à segurança do seu botijão de gás. Isso porque com a intensa atividade nos fogões, a quantidade de gás circulando é maior.

Para nos ajudar com essa questão, o gerente de vendas da Copagaz e especialista no assunto, Vicente Longatti, reuniu uma série de dicas para cuidar da segurança da sua casa e da sua família. Confira:

 

Feche o registro regulador de pressão antes de sair de casa

Longatti explica que a técnica serve como precaução para evitar que o gás circule entre o botijão e o fogão sem necessidade. A atitude pode impedir que vazamentos despercebidos provoquem um incêndio. Ele, ainda, alerta que “se tiver um problema no fogão ou mesmo no botijão, o gás acaba não vazando e, com isso, o risco fica minimizado”.

 

Faça o teste da espuma de sabão

A cada troca do botijão, coloque um pouco de sabão e água numa esponja e leve até o regulador de pressão. Verifique se a espuma vai borbulhar. Isso ajuda a perceber se há algum vazamento indesejado. Caso a mistura borbulhe, desligue o registro e chame um técnico para refazer a instalação. Faça o mesmo na ligação da mangueira com o fogão. Ele conta que ao movimentar o fogão para limpeza, a mangueira pode se soltar e causar pequenos vazamentos. Por isso, fique sempre atento ao manusear o eletroméstico.

 

Sinta o cheiro da casa ao entrar

Fique atento aos sinais de vazamento de gás antes de ligar as luzes de casa. Caso tenha cheiro forte, o recomendado é abrir portas e janelas, deixando o ar circular, antes de apertar o interruptor das luminárias. Caso seja necessário, leve o botijão para fora da casa e exija uma nova peça.

 

Fique atento ao prazo de validade

A data de expiração de um produto é a garantia da sua segurança. Respeite a vida útil do seu botijão. Caso já tenha vencido, chame um fornecedor e solicite uma peça nova.