Dicas preciosas de como guardar os seus livros

A leitura com toda certeza é uma atividade muito rica e importante. No entanto, com espaços cada vez mais diminutos, nem sempre é possível armazenar tantos exemplares. Com a ajuda de Juliana Faria, personal organizer da YRU Organizer, colocamos tudo em seu devido lugar! Confira agora dicas preciosas de como guardar os seus livros!

Tudo em ordem!

Daniela Andrada conta que aproveitou um espaço embaixo da escada para fazer uma estante, mas, ela está sempre bagunçada. O primeiro passo é adotar um método: “Organize as revistas por tema, por exemplo, e ordem dos meses. Já os livros você pode separar por gênero ou autor”, ensina Juliana. A especialista ainda ressalta que ter controle é essencial, por isso, sempre que um exemplar for tirado para leitura, ele deve retornar ao lugar. “Se você organizar por gênero, pode colocar uma bolinha adesiva colorida vermelha na lombada de todos os livros de romance, por exemplo, assim, ficará mais fácil que eles retornem ao mesmo local”.

Dicas preciosas de como guardar os seus livros
Uma salvação, por favor!

O marido de Marianne Gazinhato tem uma mania que a moça odeia: apoia copos em seus preciosos livros de arte, que ficam decorando a mesa de centro. A profissional dá a dica: “Crie apoios com quatro suportes quadrados de madeira, coloque-os em cima da mesa e, sobre eles, apoie um outro vidro de, no mínimo, 8 mm; a altura deve ser suficiente para que caibam os livros embaixo. Assim o seu acervo continuará visível, mas seguro!”, explica.

Coleção de conhecimento

Por ser médica, Nairim Malva tem muitos livros, mas queria integrá-los à decoração. Juliana sugere dar movimento aos exemplares: “Fica interessante colocar dois livros deitados e um leve objeto de decoração em cima deles, como uma miniatura, uma xícara etc”.

Dicas preciosas de como guardar os seus livros
Ilusão de ótica?

O internauta Edson Antunes pede uma opção criativa e econômica. O modelo da foto abaixo dá a sensação de que os livros estão flutuando. Para fazê-lo, é bem simples: basta colocar uma cantoneira
(ou mais, de acordo com o tamanho dos livros) na parede e apoiar os exemplares sobre ela. Para dar o efeito visual, o primeiro livro (de baixo para cima) deve ‘guardar’ a cantoneira, ou seja, a peça de metal deve estar colada entre a contracapa e a última página do livro.

Dicas preciosas de como guardar os seus livros
Dicas da redação

Os caixotes estão com tudo! Invista neles para guardar sua coleção. Os livros sofrem quando expostos à iluminação natural, então, se isso acontece na sua casa, aposte em um armário com portas para acomodá-los. Uma pilha de livros no canto da sala, apoiando o telefone ou um vaso, pode ser uma
alternativa bem charmosa! Sabe aquelas caixas antigas de sapato? Então, revesti-las com tecido ou papel vai garantir-lhe lindas caixas organizadoras. 😉

Dicas preciosas de como guardar os seus livros
Pra ler e pra comer

A chef Elcia Gomes tem muitos livros de gastronomia e quer deixá-los na cozinha. A dica da Juliana é uma prateleira com aproximadamente 7 cm de profundidade e uma parte frontal (para não tombarem). “Para evitar que os livros fiquem engordurados, uma solução é encapá-los com plástico transparente”, indica a profissional.

Revista Casa & Construção – Ed. 126

Dicas-preciosas-de-como-guardar-os-seus-livros