Inspire-se nesse projeto do escritório Pátio Delmanto

Com um projeto inspirador, o escritório Pátio Delmanto transformou o entorno desta morada em um paraíso bucólico

Texto: Gabriela Meschini | Fotos: Leandro Farchi/divulgação

 

O interior da França foi a principal inspiração para o projeto paisagístico desta casa em Campinas, no interior de São Paulo. Elaborada pelo escritório Páteo Delmanto Paisagismo e Arquitetura, a composição de árvores, flores e gramíneas entrou em harmonia com o estilo arquitetônico da residência, levando aos proprietários a tranquilidade e beleza dos campos europeus.

 

Nas mãos dos profissionais, todas as áreas – incluindo fachada, varandas, jardins e espaço externo – foram valorizadas com um toque de verde. Até mesmo o terraço superior, que se mostrou como grande desafio para a dupla, ganhou folhagens exuberantes. “Toda esta parte era composta por uma laje com apenas 40 cm de terra. Mesmo assim, concebemos um belo jardim, repleto de espécies ornamentais”, relata a sócia Maria Delmanto. Vitória dos paisagistas!

 

paisagismo-horta
paisagismo-horta
Chefs de mão cheia e amantes de gastronomia, os moradores solicitaram à dupla uma horta para cultivar ingredientes frescos. Em vez de esconder as espécies, Maria e Renato tornaram-nas destaque em seus grandes cachepôs de réguas de eucalipto tratado. No entorno, o paisagismo foi verticalizado com tuia kaizuca (Juniperus chinensis tolurosa), cipreste italiano (Cupressus sempervirens), resedá branco (Lagerstroemia indica), jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e acácia mimosa (Acacia podalyriifolia).
« 1 de 4 »

 

Revista Casa & Construção Ed. 140

Adaptado do texto “Campo particular”