Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Texto: Juliana Duarte

A porta é o cartão de visitas de uma casa, por isso é fundamental escolher o modelo correto, com materiais e componentes adequados. Veja 7 projetos de porta de entrada para você se inspirar! 😉

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Feita sob medida para esta casa, a porta tem 2,80 x 3 m. Desenhado pelos profissionais do escritório di Pace e di Pace Arquitetura e Interiores, de São Paulo (SP), o modelo foi desenvolvido com estrutura e acabamento de aço corten. “O material valoriza o espaço”, afirma Maria di Pace, responsável pelo projeto de interiores da residência (Raul di Pace assina a arquitetura). Segundo ela, o sistema pivotante foi escolhido por permitir total visão da passagem.

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Bem-vindo, welcome, bienvenido, accueil… Pode ser em português, inglês, espanhol ou em francês, não importa o idioma: o que vale é dar as boas-vindas em grande estilo. A protagonista dessa história é ela, a porta de entrada, que deve ser escolhida com cuidado para valorizar a casa. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, feitos com materiais distintos e sistemas de abertura indicados para diferentes situações. Os três mais usados são o de abrir (convencional), de correr, mais recomendado para ambientes externos, e o pivotante, que não utiliza dobradiças, mas sim um pino que regula a abertura.“Gosto bastante desse sistema, pois é mais leve. Quando aberto, permite a visualização do espaço por completo”, afirma a arquiteta Juliana Pippi, de Florianópolis (SC). O último é o mais usado em projetos atuais e sofisticados.

A matéria-prima da peça e o seu acabamento devem ser escolhidos de acordo com as características arquitetônicas e com o estilo da residência – a ideia da porta é apresentar o projeto que está por vir. O tamanho é outro ponto a ser destacado, e precisa ser pensado a partir das dimensões da casa. Há a possibilidade de comprar modelos prontos ou então procurar empresas ou lojas que os façam sob medida.

A cor também pode variar. Para a alegria dos descolados de plantão, a ditadura da madeira (ao natural ou branca) já não existe mais. Abuse dos tons e dos acabamentos – o importante é que a sua personalidade esteja impressa ali.

Outra dica imprescindível é saber combinar o modelo escolhido com o puxador ou com a maçaneta. Os tons devem estar em harmonia, bem como as formas e o estilo. Para dar inspiração a você, leitor da Casa & Construção, buscamos projetos com soluções, materiais e sistemas diferentes.

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Que tal pensar em uma cor diferente para a porta? Foi exatamente isso que o arquiteto Miguel Pinto Guimarães, do Rio de Janeiro (RJ), fez ao especificar este modelo (Mado Janelas & Portas) para o projeto. Diferentemente de todas as esquadrias, que não receberam coloração, a porta de entrada é vermelha – ganhou acabamento de laca. A estrutura é de madeira de reflorestamento Lyptus e conta com 2,50 x 2,70 m.

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

A designer de interiores Maximira Durigan, de Santo André (SP), desenhou a porta, executada sob medida em madeira. O acabamento é de laca branca acetinada. Ela também projetou o puxador, produzido em aço inox por uma serralheria – mais personalizado impossível! O sistema pivotante foi o escolhido para a abertura. “O resultado é mais bonito e assim ficamos com uma abertura maior”, ressalta.

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Planejada pelo arquiteto Léo Shehtman, de São Paulo (SP), esta residência imponente merecia uma porta com o mesmo estilo. O profissional, então, escolheu um modelo com sistema de abertura pivotante e acabamento de aço inox polido. Repare que é possível visualizar o interior da morada através do vão que se forma em uma das laterais ao abrir a porta. A peça tem 2,10 x 1,10 m e é uma prova de que sofisticação nunca é demais.

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

Porta projetada sob medida pelo arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo, de Belo Horizonte (MG), a porta (1,20 x 2,40 m) foi estruturada internamente com perfis metálicos para garantir o bom funcionamento. O modelo foi revestido com MDF e lâminas de madeira pau-ferro cobertas com verniz fosco à base d’água. Rasgos horizontais feitos com vidro refletem a luz e possibilitam a visualização interna. O puxador escolhido tem 1,40 m de comprimento e é uma barra chata de aço inox (linha Arquiteto, CCR Decor).

Projetos de porta de entrada para você se inspirar

A arquiteta Juliana Pippi elegeu uma porta descolada para este charmoso apartamento localizado em Florianópolis (SC). “A ideia era ter algo que remetesse aos lofts norte-americanos”, afirma. A estrutura do modelo é de alumínio com acabamento de vidro polido na cor Carmim (modelo Feltre, Dolomiti, da Cinex). A peça tem 1 x 2,50 m e foi desenvolvida sob medida. A fechadura escovada completa a porta e dá o toque final.

Quer mais opções de planejamento de portas de entrada? Então, corra já para as bancas ou garanta a sua revista Casa & Construção pelo site! 

Projetos-de-porta-de-entrada-para-você-se-inspirar